Episódio 4 | Find Happiness Again | Sinais de que algo está mal

14:19


O post de hoje é um apelo a todos aqueles que têm amigos, familiares, pessoas chegadas ou até afastadas nestas situações. Não os deixem, tenham atenção aos pormenores. 
Não era para ser nada disto, admito.
Mas no domingo passado, tive mais uma crise de ansiedade e escrevi um texto, o qual, estive quase quase a postar integralmente. Escrito com muita raiva, muita revolta. E, claro está, apesar de gostar de ser sincera com vocês, há certas coisas que uma pessoa reservada como eu, deve manter só para si. Dito isto, este post está repartido em duas partes.
Na primeira, trata-se de partes da carta que escrevi, de onde retirei os excessos e mantive apenas o que achei melhor. Que este texto sirva para que percebam que precisam de estar atentas aos vossos entes mais queridos.
Na segunda, sinais, recomendações e conselhos que podem retirar das pessoas que mais gostam para poder ajudá-las.

Liguem a música com que vos deixo e começem a ler!

Kesha | Learn to let go 


Para quem tem seguido a minha rúbrica do "Find Happiness Again" sabe que estou a ultrapassar uma fase extremamente complicada de descoberta de um problema que não faço ideia qual seja, mas que para já tudo tem para ser uma depressão ou então um distúrbio de ansiedade.
Para quem me conhece sabe que sempre, desde pequena tive problemas familiares, que de certa forma marcaram a minha personalidade de uma maneira que nunca conseguirei explicar. Passei toda a minha infância em psicólogos, mas a certa altura, isso acabou e da forma que me vejo hoje, talvez não devesse ter acabado. Era daquelas crianças que gritava para pararem de discutir à minha volta, daquelas que se irritavam de tal forma que arranhava as unhas na parede e a pontapeava até que me dessem atenção e parassem de discutir, das que cerrava os dentes com a raiva. 
Infelizmente sempre fui a ovelha da turma que saia a meio das aulas do 2º ano a chorar e que tinha de ser confortada pela professora. Professora esta que provavelmente nem se lembra de mim hoje, mas que agradeço todo o seu apoio e que considerava, nessa altura, como uma mãe que me acalmava quando mais ninguém o conseguia.(...) Lembro-me bem de engendrar todos os planos e mais alguns porque não me queria levantar da cama para ir para a escola e quando ia, ia a chorar porque era só mesmo isso que me apetecia fazer, nada mais (isto aí no 2º/3º ano).
Sei que todos temos problemas, ninguém, mas mesmo ninguém tem uma vida perfeita e que todos passam, a certa altura na vida, por obstáculos que dóiem a ultrapassar. 
Mas o pior mesmo é quando pensamos que tudo está bem e já nada nos pode deitar abaixo e de repente puff, já foste. Estás a seguir os teus sonhos, tentar esquecer os problemas à tua volta e bem porque mesmo com estes, ainda vais conseguindo ser feliz de alguma forma. E de repente, alguém te deixa na *****.
É vida que, meus amigos é (*)  LIXADA!
São as pessoas que nos fazem coisas que nunca imaginamos que nos fariam. Principalmente as pessoas que mais gostamos, aquelas que aprendemos desde o primeiro dia de vida que são as que nos vão proteger para sempre.(...) E para isto......bem.... não há palavras. É um vazio..... É um aperto no coração.... É a criação de sensação de desconfiança do resto do mundo todo, mesmo daqueles que nos demonstram que podemos confiar. A verdade é que ficamos sempre a pensar " Se esta pessoa que devia ser a pessoa que mais se confia nos faz isto, então quem é que me diz que esta outra não faz pior? " É LIXADO. É muitoooo lixado não se saber em que se pode confiar, é mesmo. É MESMO!!!!
E este meu problema voltou há mais ou menos 5 anos para cá. Porquê? (...), passei a ter maturidade, passei a conseguir distinguir o certo do errado, passei a ser uma pessoa melhor e (...). A partir daí passei também a ser um alvo para algumas pessoas.
E NINGUÉM, mas quando eu digo, NINGUÉM É NINGUEM MESMO, por mais perto que esteja de mim, por mais anos que me conheça, por mais coisas que saiba, NÃO SABE TUDO! E esse tudo têm-me destruido.
Há coisas que não se fazem. Há coisas pelas quais ninguém devia passar. Coisas que não se dizem. Coisas que uma pessoa com um certo grau familiar com outro não dizem. E essas coisas deixaram-me onde estou hoje. 
Hoje acordei, quase arrastada, tomei uma amostra de pequeno almoço, (...) e sabem o que fiz? voltei para a cama. Não conseguia estar em pé, estava demasiada vazia, sem rumo. Tentaram tirar-me, não conseguiram. Não consegui dormir, rolei de um lado para o outro, mexia os pés,(...) queria sair dali, mas.... para quê??????
(...) pedi para que este vazio e esta dor parasse, pedi tanto a Deus, mas nada..................(...)  pedi ajuda à unica pessoa que nunca me diz que não, a única que está sempre pronta para aturar os meus devaneios, aquele que tem passado o inferno comigo, pedi um abraço e só conseguia pensar no quanto não queria que ele me deixasse, não queria sequer que ele se movesse um milimetro, só queria que ele me agarrasse e tirasse esta dor infinita. E ficámos ali, deitados na cama, comigo a soluçar e quase ficar sem ar, a receber festinhas, mimos. Passado algum tempo, tomou uma posição, fez-me lavar a cara e sair dali, fazer alguma coisa, deixar de sentir pena de mim mesma e foi o que tentei fazer durante o resto do dia, lutar por dias melhores.
Foi mais um dia a sofrer e infelizmente eu sei que não vai acabar tão cedo. Estas crises, estes ataques, tenho-os há meses e sei que não vão acabar para já. Mas não quero que eles voltem, não quero ter que voltar a passar por isto.
A verdade é que sei que por mais asneiras que tenha cometido eu não mereço isto, só quero ser feliz e o processo pelo qual todos me dizem "vai passar". Não passa, nunca mais. E eu só quero que passe, só isso. Só quero deixar de dar trabalho a quem não tem obrigação de o ter, de dar preocupações a quem menos merece. 
Porque quem merecia, está bem, (...) E não quero perdoar, não consigo perdoar. Só quero distância. (...).
E para finalizar, a vida dá-nos chapadas todas de uma vez e acreditem que para já tem a cabeça cheia de traumas, perder uma parte do nosso coração das quais mais gostavamos é uma dor incontrável, principalmente quando tivemos o destino, literalmente nas nossas mãos, nos meus braços e não podemos fazer nada, nada mesmo. Sonho com isso todas as noites e todas elas são iguais à aquela e acabam mal.
Precisamos desesperadamente de pessoas boas no mundo, mas ainda assim são estas que nos deixam e isso custa mais ainda.
E já nada é igual e nunca mais vai ser.
E não há nada que possamos fazer, NADA. A vida é assim.


Podemos mudar outras coisas, ajudar quem sofre. E, nestas outras situações há MUITA coisa que podemos fazer.
O ser humano tem a tendência natural para desvalorizar tudo, mesmo quando estão lá os sinais todos. Isto acontece porque temos medo de lidar com os verdadeiros problemas, medo de os enfrentarmos. Se estamos magras é porque temos a mania das dietas, se estamos cansadas é porque o calor amolece, se nos dói o coração é porque é uma dor passageira, se estamos com olheiras mesmo depois de termos dormido bem é porque usamos demasiada maquilhagem (juro que já me disseram isto). Tudo desculpas, onde na verdade podíamos estar a ver sinais.

  1. Magreza/excesso de peso repentino
  2. Cansaço extremo
  3. Queixas de quem normalmente nunca se queixa de nada
  4. Olheiras que não tenham motivo de ser
  5. Queixas de uma dor no peito como se fosse uma bola de pêlo
  6. Perda de força nas pernas ou até dores de estomago e azia
  7. Desleixo e desmazelo
  8. Mudanças de humor e de comportamentos
  9. Perda de interesse por tudo
  10. Não querer sair para lado nenhum
  11. Necessidade de estar na escuridão
  12. Desconcentração e perda de foco
  13. Tiques nas mãos, nas pernas, não conseguir estar quieta
  14. Demasiada irritibilidade desnecessária
  15. Demasiada preocupação por coisas muito pequenas
  16. Deixar de ter paciência
  17. Não conseguir estar com pessoas

E muitos outros a que PRECISAM DE ESTAR ATENTOS, sejam as pessoas vossas amigas, familiares ou apenas conhecidas. Ajudem. Ultrapassar uma fase destas sem ninguém, é um inferno.

💛💛💛


Muito obrigada por se darem ao trabalho de lerem.
Sigam-me no blog, ali ao lado →

E nas redes sociais:

You Might Also Like

10 comentários

  1. Querida, lamento que estejas a passar por esta fase mais negra da tua vida e desejo-te todo o amor possível para saltares por cima. Mais uma vez te digo, acho incrível esta partilha maravilhosa que estás a fazer. Linda, linda <3
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MUUUUITO OBRIGADA! Verdadeiramente! É como dizes, só uma fase !! Um beijinho muito grande <3 <3

      Eliminar
  2. É terrível mas sei que tens muita força e vais ultrapassar! Luta por ti porque vales a pena e a vida é linda! Agarra bem o que te faz feliz!
    Usa o blogue para te auxiliar e nós estamos cá por ti! beijica
    Coco and Jeans by Marisa x My Instagram x My Bloglovin

    ResponderEliminar
  3. este post está fantástico
    e não podia concordar mais: nós nunca sabemos a full story de alguém. Pode nos parecer que esta tudo bem com ela mas há certos sinais como tu apostaste que se vão tornando obvios e o nosso dever como amigos é ajudar e estar presentes sem julgar
    boa sorte para ti e vais ver que tudo vai melhorar <3
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Das coisas que esta fase me tem trazido (para além das coisas más) é a capacidade de pensar que "um bom dia" pode fazer o dia de uma pessoa, tal como uma palavra mal dita pode ditar a vida de outra. Temos de ser sempre carinhosos e gentis uns com uns outros!
      Beijinhos grandes e muito obrigada!

      Eliminar
  4. As coisas vão acabar por melhorar, vais conseguir superar isto. Se poder fazer alguma coisa para te ajudar aqui estarei.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Ler este teu texto deixou-me um enorme aperto no coração, acredites ou não. Tudo o que desejo para ti é que a tua vida regresse à normalidade (seja lá o que isso for) e que encontres a paz interior que necessitas, para que possas ser, finalmente, feliz. Espero que encontres o rumo que perdeste e que mesmo quando achares que não tens mais forças, as vás buscar onde parece que não existem, porque deixar de lutar não é nunca uma opção.

    Muita força! Muitos beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha linda!! Do fundo do coração!
      É bom saber que apesar do tempo, há coisas e pessoas boas e únicas que não mudam. Continua assim, linda por fora, mas principalmente por dentro, como és.
      Beijinhos grandes <3

      Eliminar

Estejam à vontade para falar comigo, obrigada!!

MUITO OBRIGADA!!