DIARY| Transtorno de personalidade Borderline | A minha experiência

15:48


Olá malta! 
Há uns dias fiz uma sondagem no Instagram e pediram-me que falasse mais sobre transtorno de personalidade Borderline. É então o que vim fazer. 
Já sabem que para informações mesmo discritivas têm este site aqui que é muito bom, mas eu vou contar a minha experiência neste post, porque penso ser mais importante. 
E vou fazê-lo porque quando fui diagnosticada, a minha psicóloga falou-me que a mesma doença afeta cada pessoa de formas diferentes. Enquanto eu quero ser ajudada, para não me magoar nem a mim, nem aos outros, há imensas pessoas com a mesma doença que eu que não querem e que se sentem bem em fazer mal a si próprios e aos outros.


Ora bem, comigo tem sido horrível. Provavelmente não sou dos piores casos, é verdade. Mas também não desejo a ninguém o que sinto a cada segundo do meu dia.  
Nós" borderliners " somos manipuladores e maus sem o querer ser. Magoamos pessoas é magoamo-nos a nós próprios, não tendo qualquer não noção disso, pelo menos em alguns casos, que é o meu,que só consigo ter noção depois da porcaria já estar feita. 
Para quem não me conhece, fui diagnosticada com depressão e pânico há 1 ano. Depois de 1 ano inteiro a lutar contra a ansiedade que sentia comecei a sentir melhorias. Os ataques de pânico aconteciam raramente, sentia-me uma pessoa melhor e estive quase quase a ter alta da psicóloga até que um episódio familiar teve em mim uma pessoa que eu não conhecia, sentimentos COMPLETAMENTE diferentes dos que sentia numa depressão. Assim sendo, comecei a falar com drª e começámos a perceber que a depressão já tinha passado e que agora o meu problema era muito muito maior. Uma doença para a vida.
Fui diagnosticada apenas há umas semanas, mas os sintomas já lá estavam todos, eu é que não os queria ver,
·        Aquela sensação de vazio eterna no meu peito;
·        A minha obsessão com as notas para não desiludir os meus avós; o agir como os outros querem por pensar que isso me fará melhor aos seus olhos – ou seja, eu sou diferente para cada pessoa, sempre com medo de perder esse alguém eu faço o que acho que devo fazer para não a perder;
·        O amar intenso (eles são tão boas pessoas, fazem isto e aquilo, etc) e no segundo a seguir, porque alguém me disse algo com um tom que pode até nem ter mal nenhum, se eu achar que tem, fico logo mal disposta e triste e passo quase a odiar a pessoa  (“oh afinal eles são maus para mim, são más pessoas)- E SEM QUALQUER DÚVIDA QUE ESTE É O QUE ME FAZ SENTIR PIOR, PORQUE ME SINTO MAL AGRADECIDA E QUE ME LEVA A FAZER O PRÓXIMO;
·        Automutilação, tentativas de suicídio, tentativas de diminuição do peso para chamar à atenção, imaginar doenças para chamar a atenção;
·        Dificuldade em controlar a raiva ao ponto de ter que sair da sala onde estou quando isso me acontece para não ferir ninguém, ou porque me apetece bater ou porque me apetece partir algo (o que já aconteceu);
·        Não ter noção das coisas que faço, não saber quem sou, não me reconhecer, nem saber porque estou a fazê-lo.
É simplesmente desesperante querer ajuda e não haver uma única alma que te possa ajudar. Porque não há. Temos de ser nós. Mas eu depois penso, EU QUERO AJUDA e não estou a recebê-la devidamente. Preciso que o sistema seja mais rápido, preciso de médicos melhores, de pessoas melhores. Que cuidem, que amem, que estejam lá.
O meu caso está neste momento em lista de espera como urgente nos HUC para receber uma consulta de psiquiatria e estou a ser seguida por uma psicóloga no centro de saúde, mas não é suficiente. Parece que nunca é. Parece que este inferno não passa nunca.  
Já fui 2 vezes parar ao hospital, uma vez de livre vontade, às urgências dos HUC,   onde avisei o médico que estava sozinha, me sentia com vontade de morrer e a conduzir sozinha e ele deu-me um Valium de 10 mg e mandou-me para casa, desvalorizou-me e mandou-me embora como se eu fosse nada, o que vos digo piorou e muito o meu estado e uma segunda por tentativa de suicídio, onde fui MUITO BEM atendida e a médica que me atendeu foi espetacular e ajudou-me e modificou-me a medicação. Ainda não é o resultado que queria mas ando mais calma pelo menos.
 Tenho muita vergonha disto. TENHO. É verdade, quase ninguém sabe. Mas estou a tornar isto publico neste momento porque acho que falamos muito pouco sobre casos de doenças psiquiátricas e devíamos falar mais, dar-lhes mais atenção!! 

Quando falo no para suicídio que tive, faço o para que saibam que pessoas como eu não controlam as suas emoções, os seus atos e podem por vezes fazer coisas más, a eles e aos outros! 
E já agora mais uma vez obrigada às pessoas que estão sempre sempre do meu lado, se não sabem e não vos contei é por vergonha. Só isso. E vocês sabem bem quem são.
Espero que tenha sido esclarecedor! Qualquer coisa já sabem que podem sempre enviar mensagem 😊



⬛⬜⬛⬜




You Might Also Like

6 comentários

  1. Por experiência própria, não vás ao hospital público! Eu fui lá as primeiras vezes que tive sintomas do meu problema e jurei que não voltava a pôr lá os pés. Consultas de 2 em 2 meses quando deveriam ser todas as semanas, terapia zero, um monte de comprimidos que me faziam sentir completamente drogada. Nunca mais lá voltei e hoje em dia não preciso de medicação. O auto controlo é o mais importante e isso aprende-se com MÉDICOS a sério.

    Beijinho,
    Amy.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não posso optar por essa via. Mas em termos de psicólogos estou a ser seguida semanalmente no centro de saúde, estou é à espera de consulta de psiquiatria nos HUC. Espero que ainda assim consiga aprender a ter esse tal controlo. Obrigada Amy!!

      Eliminar
  2. Oh linda não imaginas o quanto estou orgulhosa de ti! Admitires perante todos o que tens é fabulosos, acredita! Podemos pensar que não mas se ajudarmos uma pessoa que seja, é muito melhor que nada!
    Obrigada por seres quem és e mesmo estando mal, dares força a todos!
    És uma heroína e eu vou estar lá sempre para ti!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  3. É um passo gigante o que acabaste de dar e eu quero dizer-te que me sinto muito orgulhosa de te ver a lutar dessa forma. És um exemplo de força para toda a gente que te segue e eu espero realmente que as coisas melhorem para ti e que tu possas encontrar a tua paz e que possas ser feliz.
    Muita força!

    Um beijinho gigante e um abraço muito apertadinho!
    inesmartinxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Estejam à vontade para falar comigo, obrigada!!

MUITO OBRIGADA!!