Hoje estive no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra a ver o filme que o João Botelho realizou e foi brilhante. Confesso que nunca tive coragem de ler o livro até ao fim, mesmo sendo uma pessoa que gosta de dedicar grande parte do tempo à leitura. Já sabia que indo para lá sem ter lido o livro poderia ser uma grande asneira porque, enfim, é verdade que não é uma longa metragem normal em que dê para perceber tudo ao pormenor. Mas, apesar de diferente, foi maravilhoso!
Achei a escolha de atores quase toda um esplendor, exceto um ou outro caso.
Os cenários muito bons. Uma grande ideia as pinturas a óleo .
Um guião e uma realização também grandiosa, como já era de esperar.
![]() |
Pedro Lacerda como Tomás d'Alencar |
O João Botelho abriu a sessão explicando e falando de uma data de questões que poderiam existir no decorrer do filme. Estava à espera de que no final pudéssemos tirar dúvidas, mas ao que parece o senhor teve algum imprevisto e não se pôde realizar essa parte que eu achava tão importante. Contudo, a partir do que ele falou na abertura, pôde perceber-se que a ideia dele era fazer um filme distante dos outros, em que se deixasse de lado as cenas, se percebesse que tudo aquilo é falso, é realizado e que aquelas 2h30m são apenas atores a interpretar a NOSSA literatura, que hoje em dia é tão desprezada.
A primeira parte do filme é a preto e branco, que representa o antigamente e o passado. A segunda em cores fortes, que é a paixão do Carlos da Maia com Maria Eduarda, o adultério, o amor ardente. Por fim, a terceira parte foi realizada com cores mais deslavadas, quando João da Ega e Carlos voltam a Portugal 10 anos mais tarde e o encontram mais podre do que o que estava quando o abandonaram.
É capaz de ser por isso que estive tão interessada e que gostei tanto! Destaco só e, por último, a prestação do ator Pedro Lacerda, como Tomás d'Alencar.
Fiquei assim, com um certo bichinho de ver o filme do "Desassossego".
Para já vejam este, que não ficam nada desapontados!
![]() |
João Botelho (Guionista e Realizador) |
![]() |
Graciano Dias e Maria Flor como Carlos e Maria Eduarda da Maia |
![]() |
Graciano Dias e Pedro Inês como Carlos da Maia e João da Ega |